terça-feira, 29 de junho de 2010

O Principezinho


Porque os principes existem...pelo menos ESTE existe!
Li "O Principezinho", pela 1ª vez quando frequentava o 8º ano de escolaridade. Foi-me oferecido pela minha professora de Inglês da altura, prof. Lurdes Oliveira. Amei este livro. Li-o numa noite.
Depois desse dia, bom, já o reli umas quantas vezes. E em todas elas descubro novas leituras, novas perspectivas, novas lições, lições de vida!
E cada vez que o leio, apaixono-me novamente por aquele menino que somos nós, qualquer um de nós. E nesse momento apercebo-me que, no nosso intímo, o principezinho mora em todos e cada um de nós, mesmo que, às vezes, ande um pouco escondido...
"O essencial é invisivel aos olhos" e "és eternamente responsável por aqueles que cativas" são duas das frases mais bonitas desta história. Faço deleas lema da minha vida. E, como professora, transmito-as, muitas vezes, aos meus alunos. Para que, um dia, se lembrem destas palavras e se tornem, também eles, orgulhosos do Principezinho que vive neles!
"Se passarem por este sítio, suplico-vos: não tenham pressa, fiquem um bocadinho à espera mesmo por baixo desta estrela! Se vier um menino ter convosco, um menino que se está sempre a rir, com cabelos cor de ouro e que nunca responde quando se lhe faz uma pergunta, já sabem quem ele é! E então, por favor, sejam simpáticos! Não me deixem assim triste; escrevam-me depressa a dizer que ele voltou..."

Sem comentários:

Enviar um comentário